O nosso 1º Rastreio Visual

A Casa da Visão, atendendo à importância do rastreio visual da população face à problemática da Retinopatia Diabética (RD), realizou a sua primeira ação social. Como suas parceiras e cientes da necessidade do rastreamento a esta patologia ocular, fazem parte a Farmácia de Cristelo, a Farmácia do Oural e a Farmácia Vitória. [Veja mais informação sobre a Retinopatia Diabética em https://casadavisaodeparedes.com/2018/07/24/retinopatia-diabetica/]

Os rastreios ocorreram em dias distintos nas três farmácias de forma a poder ser abrangido o maior número de pessoas. Na Farmácia de Cristelo decorreu no dia 21 de Junho e a 29 do mesmo mês na Farmácia do Oural. A Farmácia Vitória concretizou a ação no dia 7 de Julho.

O método clínico utilizado para aquisição da informação, neste caso a fotografia ao fundo ocular de cada indivíduo, foi operacionalizada com o Retinógrafo portátil Optomed Smartscope PRO. Foi também feito o registo de todo o historial clínico relevante de cada participante.

O rastreio contou com a participação de 43 indivíduos, sendo que 28 eram mulheres. A idade ficou compreendida entre 30 e 78 anos, com a média de 60 anos. O fator de maior significância da retinopatia diabética também foi tido em conta para a averiguação primária visual – a duração da diabetes. Nos 20 diabéticos que participaram, a média da duração da doença foi de 10 anos e apenas 7 administram insulina no seu tratamento. Ainda deste grupo, 7 já foram diagnosticados com retinopatia diabética e fazem seguimento/tratamento da doença no Centro Hospitalar da região.

A todos os participantes foi aconselhado, no máximo, a avaliação oftalmológica detalhada ao fundo ocular com periodicidade anual. Todos os achados clínicos foram documentados e referenciados devidamente.

A Casa da Visão e os seus parceiros têm todo o interesse na participação de mais ações preventivas, como tal prevê brevemente a publicação de novas datas para o rastreio desta e outras comorbilidades visuais.

Fica por fim um terno agradecimento de toda a simpatia, profissionalismo e competência dos diretores e responsáveis técnicos e colaboradores da parceria.

Um bem-haja a todos os participantes do rastreio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *